Lugar de Força

O único lugar em que você tem força, é o seu. O lugar do outro só tem força para o outro. As famílias são uma grande matriz de força e de dor. As dores da sua família também são a sua força.

Cada ser (humano) tem seu lugar no sistema familiar, tanto aqueles que já passaram e morreram, como aqueles que continuam vivos. Entende-se mortos/vivos de corpo físico.

O pai, a mãe, os filhos, netos, cada um tem seu lugar, por ordem e pertencimento. Quando alguém inconscientemente sai do seu lugar, seja por querer ser maior ou tentar ajudar outro que considera necessitado, perde força e traz desordem e bagunça para o sistema.

A força não está necessariamente ligada à produção de bens (enriquecimento material), mas sim pela capacidade de resolver os conflitos que possam ocorrer, ser responsável pela sua vida sem culpar outros ou algo que esteja do lado de fora (externo, que não sabe o que acontece com sua vida).

Quando cada um tem e ocupa seu lugar, invariavelmente o sistema caminha para a vida, uma vida saudável.

Veja que no sistema familiar, mesmo sem nenhum conhecimento teórico, tudo está desenhado de forma correta: os pais, os filhos, irmãos, netos, sobrinhos. Mas quem bagunça o sistema é quem está nele, de forma inconsciente. E quem não está no seu lugar, perde força.

A reflexão é: estou no meu lugar neste sistema? Você está no seu lugar de força?

 

Fonte: Compilado de vários livros de Bert Hellinger