A Constelação Familiar Sistêmica consiste em um método ou técnica de psicoterapia breve, que traz luz ao que está oculto (não visto conscientemente) nos relacionamentos familiares e interpessoais e desta forma produz mudanças na alma do inconsciente familiar.
O inconsciente é parte da sua mente (como uma caixa preta) onde ficam guardadas as suas emoções, crenças, sentimentos e vivências.
Perceba se às vezes não tem a sensação de que há algo oculto, que você tem dificuldade para enxergar? Como se algo te prendesse ou te puxasse para determinada situação? Você faz, faz, mas não sai do lugar, até pior, parece que está cada vez mais afundado ou voltando pra traz.
Infelizmente, nem sempre conseguimos entender o porquê agimos do jeito que agimos ou porque atraímos certas situações para a nossa vida.
Criado por Bert Hellinger (psicanalista, filósofo, teólogo e pedagogo alemão), este método fenomenológico busca solucionar conflitos familiares e de relacionamento, problemas financeiros, profissionais e empresariais, aspectos da saúde, de personalidade e outros.
A Constelação utiliza o olhar sistêmico, ou seja, considera o todo da sua vida e não apenas uma parte. Muitas informações foram passadas de geração em geração por um fio invisível, mas que une as pessoas do sistema para aquilo que impulsiona para frente, mas também que te puxa e te prende ao passado, até que decida fazer algo para reverter essa situação.
São inúmeras possibilidades, cuja solução é única para cada pessoa, pois somente quando olhar para o seu sistema é que poderá fazer esse movimento.
A Constelação Familiar pode ser feita como uma terapia para um tema que esteja latente na sua vida ou você pode participar de exercícios coletivos.
Todos eles ajudam a descortinar os emaranhados do sistema familiar e mudar a perspectiva presente, possibilitando uma vida mais leve e fluída.